Carros

Ford Fiesta 2024: O mistério do design revolucionário que nunca chegará às ruas

O Ford Fiesta foi um dos carros mais populares da Ford no Brasil. Com seu design compacto, ágil e versátil, ele conquistou o coração de muitos consumidores que buscavam um veículo econômico, confortável e tecnológico.

Mas como todo carro ele também teve seus problemas, como um motor de baixa potência e força, um câmbio problemático e uma concorrência acirrada. Por esses motivos, ele saiu de linha em 2019, deixando uma saudade nos fãs da marca.

Mas e se ele voltasse em 2024? Como seria esse carro com design moderno e esportivo? Para matar essa saudade, nossa equipe de criação do Clubmotor criou uma projeções de como seria o Ford Fiesta 2024, considerando melhorias em seus pontos negativos e mantendo suas qualidades. Acompanhe!

Novo Ford Fiesta 2024 2

Ford Fiesta 2024: O mistério do design revolucionário que nunca chegará às ruas

O Ford Fiesta chegou ao Brasil em 1995, como parte da terceira geração do modelo lançado na Europa em 1989. Ele era importado da Espanha, mas no ano seguinte começou a ser produzido nacionalmente na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com um visual reestilizado e novas opções de motorização.

Em 2017, o Fiesta recebeu sua última reestilização no Brasil, com inspiração na sétima geração europeia do modelo. Esse carro teve vários concorrentes ao longo de sua trajetória no Brasil, como o Volkswagen Gol, o Chevrolet Corsa, o Fiat Palio, o Renault Clio, o Peugeot 206/207, o Citroën C3, o Hyundai HB20 e o Toyota Etios.

Ele se destacou por seu estilo diferenciado, seu conforto interno e sua tecnologia embarcada. No entanto, ele também tinha um preço elevado em relação aos concorrentes e outros pontos negativos que fizeram ele perder espaço no mercado.

Por esses motivos, o Fiesta saiu de linha em 2019, encerrando um ciclo de 24 anos de história no mercado brasileiro.

Novo Ford Fiesta 2024 3

Motorização do Fiesta

Para falar do motor desse carro, vamos considerar a última versão do Fiesta no Brasil, que foi o 1.6 Sigma de 2019. Esse motor conta com quatro cilindros, 16 válvulas no total e injeção eletrônica multiponto. Tem uma potência de 128 cv a 6.500 rpm no etanol e de 125 cv a 6.500 rpm com gasolina.

Ele é capaz de atingir uma velocidade máxima de 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com etanol, ou 191 km/h e 10,5 segundos com gasolina. O que é uma boa performance para um carro com proposta de ser econômico e para o dia a dia.

O câmbio é manual de cinco marchas nas versões SE e SE Plus e automatizado PowerShift de seis marchas e dupla embreagem nas demais versões. Já o consumo médio de combustível é de 8,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, ou 12,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina.

O preço do Fiesta 2019 no mercado de usados é em torno de R$46.177,00 para a versão de entrada do modelo.

Novo Ford Fiesta 2024 1

Novo Ford Fiesta 2024

Se o Fiesta fosse relançado, seguiria a tendência global da marca, que é apostar em linhas mais fluidas e dinâmicas, com uma grade dianteira hexagonal, faróis afilados e lanternas horizontais. O formato hatch poderia ser mantido, mas com um perfil mais baixo e alongado, dando um aspecto mais aerodinâmico e elegante ao carro.

O Ford Fiesta 2024 poderia ter um motor mais potente e eficiente do que o atual. Uma opção seria o motor 1.0 EcoBoost turbo a gasolina que já equipa alguns modelos da marca no exterior. E claro, as opções elétricas e híbridas poderiam ser cogitadas nas versões futuras do modelo para seguir a tendência de “carros verdes”.

Por último, o carro teria recursos de segurança importantes, como airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, sensor de estacionamento, entre outros.

Você acha que essa versão seria um sucesso de vendas? Comente aqui embaixo usando a #Fiesta2024 e siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!

DavidDias

Me chamo David Dias sou apaixonado por escrever sobre motos, carros, receitas, finanças, tecnologia e marketing digital. Espero que goste dos meus artigos

Avatar de DavidDias