Qual é o valor da Placa Mercosul 2024?

A placa Mercosul é uma discussão que se estende por anos. Neste ano, o Ministério da Infraestrutura do Brasil ouviu a sociedade civil, que tinha algumas considerações sobre a nova placa.

Com isso, problemas foram levantados, deixando em dúvida se a placa Mercosul irá mudar ou não!

placa mercosul

Qual é o valor da Placa Mercosul 2024?

O custo da recém-introduzida placa do Mercosul pode sofrer variações conforme a região do Brasil, entretanto, segundo informações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o preço definido alcança o patamar de R$ 138,24 para veículos automotores e R$ 114,86 para motocicletas.

A placa Mercosul pode mudar mais uma vez, por causa de divergências entre o Detran e fabricantes de placas. Estes pedem algumas mudanças, como:

• Mecanismos de segurança, os quais consigam ter um maior controle contra fraudes e clonagem de placas
  • Trazer de volta a identificação de Estado e Município às placas
  • Ter formas de reduzir os preços da placa para os consumidores

Com isso, vemos que as placas atuais possuem alguns problemas. Essas são algumas das principais reclamações. Foram mais de 300 sugestões enviadas ao Ministério da Infraestrutura.

Essas sugestões vieram de uma consulta pública, realizada pelo órgão do Governo Federal. Assim, terminada a consulta, o governo conseguiu chegar a alguns dos principais problemas com a placa do bloco econômico.

Mas, será que as mudanças realmente acontecerão? Bom, o Ministério da Infraestrutura já se pronunciou sobre o assunto. O órgão disse que a consulta foi para ouvir a sociedade civil. Dessa maneira, foi apenas para saber como está sendo a recepção por parte dos cidadãos.

Com isso, ainda não temos previsões e a placa irá realmente mudar. Afinal, as mudanças não passam apenas pelo governo brasileiro, devem ser discutidas com outros membros do Mercosul.

O que é preciso para colocar a placa Mercosul?

Para efetuar a atualização das placas de veículos do modelo antigo para o novo padrão Mercosul, é necessário que o proprietário ou seu representante legal inicie o procedimento na unidade de atendimento do Detran no município onde reside. É importante ressaltar que o serviço presencial só ocorrerá com hora marcada, mediante agendamento prévio.

Precisa fazer vistoria para colocar a placa Mercosul?

Sim, a inspeção veicular é indispensável em determinadas circunstâncias para a instalação da placa do Mercosul. A exigência da vistoria varia conforme o estado do veículo:

Veículos Novos:

• Primeiro Emplacamento: Necessária vistoria para a obtenção do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e para a fixação da placa do Mercosul.
  • Transferência de Município ou Estado: Exigida uma vistoria para a emissão de um novo CRV e a aplicação da placa do Mercosul.
  • Alteração de Categoria (por exemplo, de particular para aluguel): A vistoria é requisitada para a emissão de um novo CRV e a instalação da placa Mercosul.

Veículos Usados:

Placa Cinza (Modelo Anterior):

• Troca Voluntária: Vistoria obrigatória para a emissão de um novo CRV e a colocação da placa Mercosul.
  • Prazo Final para Troca: 31 de dezembro de 2023 para veículos particulares e 31 de dezembro de 2024 para outras categorias.

Placa Mercosul (Modelo Atual):

• Em Caso de Perda, Roubo ou Dano: Necessária a vistoria para a emissão de um novo CRV e a instalação da placa Mercosul.
  • Danificação da Placa: Não é preciso realizar vistoria; apenas solicitar a segunda via.

Situações Especiais:

• Veículo Reprovado em Vistoria Anterior: Requer-se uma vistoria para a regularização do veículo e a instalação da placa Mercosul.
  • Alterações no Chassi ou Carroceria: É mandatória uma vistoria para a regularização e instalação da placa Mercosul.

Locais para Realização da Vistoria:

• Empresas Credenciadas pelo Detran: Acesse o site do Detran de seu estado para a lista de empresas autorizadas.
  • Postos do Detran: Alguns estados permitem que a vistoria seja feita em postos do Detran.

Documentação Necessária para a Vistoria:

• CRV do Veículo: Original e cópia do CRV.
  • Documento de Identidade: Original e cópia.
  • Comprovante de Residência: Original e cópia.
  • Pagamento da Taxa de Vistoria: O valor varia conforme o estado.

Este processo garante a conformidade do veículo com as normativas vigentes, assegurando a sua legalidade nas vias públicas.