Jeep Compass, Renegade e EcoSport são os SUVs mais visados para roubo: Confira lista!

Os SUVs consolidaram sua presença nas garagens brasileiras, representando 45% dos novos registros de emplacamento de automóveis.

A preferência nacional por estes veículos, infelizmente, também atraiu atenções indesejadas: os criminosos.

Na Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o Susep, observou-se um aumento de 14,3% nos índices de roubos e furtos destes veículos no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados fornecidos pela Susep.

Honda HR-V é o segundo SUV mais visado para roubo em São Paulo
Divulgação: Honda HR-V é o segundo SUV mais visado para roubo em São Paulo

Total de Ocorrências de roubos e furtos em São Paulo:

Ano Primeiro Semestre
2022 3,684
2023 4,210

Mesmo longe de estar entre os SUVs mais vendidos atualmente, o Jeep Compass tornou-se o principal alvo, com 415 casos reportados de roubos e furtos – um aumento alarmante de 93,9% em relação ao ano anterior.

Notavelmente, o Honda HR-V, que liderou as estatísticas em 2022, viu uma redução de 26,1% nas ocorrências, caindo para a quinta posição em 2023 mesmo sendo o segundo SUV mais vendido no primeiro semestre de 2023

Modelo 2022 2023
Jeep Compass 214 415
Honda HR-V 364 269

O bairro do Tatuapé e Água Rasa foram os que mais registraram ocorrências de roubos e furtos na capital paulista.

Ambos os bairros tiveram uma mudança notável na preferência criminosa para o Jeep Compass, refletindo uma adaptação nas táticas e escolhas dos criminosos.

Análise por Bairros:

Bairro 2022 2023
Tatuapé 46 114
Agua Rasa 65 97

Os números mostram uma realidade inegável: os SUVs são alvos cobiçados para atividades ilícitas, provavelmente devido à sua popularidade e valor de revenda de peças em desmanches na capital

As autoridades e os proprietários desses veículos precisam estar mais vigilantes e proativos, adotando medidas de segurança robustas para dissuadir potenciais criminosos.

A crescente tendência de roubos e furtos de SUVs é uma preocupação significativa que exige uma ação imediata e estratégica das autoridades e da sociedade.

É essencial uma revisão e fortalecimento das estratégias de segurança, além da conscientização pública sobre práticas preventivas, para proteger o patrimônio e garantir a segurança de todos.