Como saber qual é o pneu indicado para meu veículo?

Qual é o pneu indicado para meu veículo? Essa é uma dúvida muito comum para quem tem um carro...

DavidDias - 22 de fevereiro de 2022
Como saber qual é o pneu indicado para meu veículo?



Qual é o pneu indicado para meu veículo? Essa é uma dúvida muito comum para quem tem um carro novo ou antigo, mas que quer fazer a troca do conjunto das peças.

De tempos em tempos é fundamental realizar a troca das peças para que o carro se mantenha seguro, pois o desgaste do pneu pode colocar o veículo em risco.

Um pneu novo dá estabilidade no carro e faz com que ele não deslize nas estradas em dias chuvosos ou terrenos arenosos. Caso a escolha do pneu seja errada, poderá haver prejuízos na condução do carro e principalmente, pode colocar a vida do motorista em risco.

Advertisement

Como saber qual é o pneu indicado para meu carro?

Como descobrir qual é o pneu indicado para meu carro

O preço, na maior parte das vezes, é o item no qual as pessoas mais costumam se basear na hora de comprar um pneu. Porém, não é só ele que precisa ser levado em consideração.

Há diversos fatores importantes que acabam ajudando a garantir uma segurança maior tanto para o veículo quanto para o indivíduo. Conforto e preservação para as peças durarem mais são alguns dos itens que precisam ser avaliados.

Abaixo, separamos alguns pontos importante para você observar na hora de fazer a sua escolha. São eles:

Advertisement

Maciez e conforto

A escolha de pneus que tenham o perfil mais baixo para os carros ficarem mais esportivo, podem não ser a melhor ideia. Principalmente se você é uma pessoa que transita muito por ruas que tenham buracos ou paralelepípedos.

Advertisement

Por terem uma camada de ar mais fina, acabam fazendo com que o atrito seja algo maior. Isso estraga a peça.

Durabilidade

Saber alguns pontos mais técnicos é fundamental para que você opte por um pneu de qualidade que tenha uma boa durabilidade a longo prazo. Checar então as informações que vem na peça é algo vital.

Advertisement

Pneus que entram na categoria de Highway terrain (HT) e os que são de passeio, acabam durando muito mais do que aqueles chamados de mud terrain e os que possuem alto desempenho.

É importante também que você observe a composição da borracha. As que são mais macias e maleáveis por exemplo, acabam durando menos por conta do desgaste.

Pneus para chuva

Se você mora em um local onde a probabilidade de dias chuvosos é maior do que a de dias ensolarados, então vale a pena você investir nos pneus de chuva.

Advertisement

Eles geralmente possuem um desenho da banda de rodagem, o que favorece a dispersão da água, fazendo com que a aquaplanagem dos carros sejam evitadas.

Entenda o código e a etiqueta de identificação

Na hora de você fazer a escolha do pneu, você verá diversas letras e números em sua lateral. Tente observar qual são os códigos que estão instalados em seu carro para que você consiga comprar os que possuem a mesma codificação.

Procure por informações no manual do fabricante

As informações contidas no manual do carro indicarão as características principais do pneu que serão corretas para o seu veículo. Esses dados, contém:

Advertisement
  • Largura;
  • Tamanho;
  • Pressão ideal;

Em caso de não seguir essas especificações, o veículo pode obter sérios problemas de danos à suspensão e ao sistema de direção, podendo aumentar ainda mais o risco de acidentes no trânsito.

Saiba qual é o tipo de carro que você tem

Uma boa dica para saber qual o pneu indicado para meu veículo, é se guiar pelo modelo que você já possui. Então, saber as especificações técnicas que o seu carro precisa pode te ajudar na hora de se guiar na compra de um pneu novo.

Se o seu veículo não é um convencional, fique atento aos modelos que se encaixam nele. Por exemplo, LT são indicados para caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores.

Advertisement

Os ST são recomendados para reboque e motor-homes, o C é usado em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Por fim, é muito importante que antes de se perguntar qual o pneu indicado para meu veículo, você faça uma análise ao seu redor de onde você usa seu carro e qual é o porte dele.

Dependendo, realizar a troca de modelos é fundamental para que se adeque melhor ao ambiente que você vive. Nunca espere para que os pneus fiquem carecas para fazer a troca.

Advertisement

E também, nunca misture pneus novos com os velhos. Isso pode fazer com que haja um desequilíbrio no veículo e o risco de acidentes é alto. Sempre opte pela compra de todas as peças.

Por fim, deixe um comentário se este conteúdo foi útil e lhe ajudou e compartilhe-o com outras pessoas.

Advertisement