Carros

Câmbio Powershift: Como cuidar e evitar problemas?

O câmbio Powershift é um sistema de transmissão automática utilizado em veículos da marca Ford. O sistema, que é uma variação da tecnologia de dupla embreagem, é introduzido em alguns modelos específicos da Ford.

Rapidamente ficou conhecido por sua eficiência e suavidade de trocas de marcha. No entanto, ao longo dos anos, muitos proprietários de veículos equipados com esse câmbio relataram problemas crônicos, incluindo falhas e mau funcionamento do sistema.

Câmbio Powershift: Como cuidar e evitar problemas?

O que é o sistema PowerShift?

Como falamos lá no  começo, o câmbio Powershift é um sistema de transmissão automática de dupla embreagem. Ele é composto por duas embreagens: uma para as marchas ímpares e outra para as marchas pares.

O sistema funciona de forma muito parecida com o câmbio manual, só que aqui a troca é feita quando alguns sensores são acionados. A vantagem aqui é que as trocas são mais rápidas e suaves.

Qual é o maior problema do câmbio PowerShift?

Muitos consumidores de carros da Ford têm relatado problemas quanto ao funcionamento desse tipo de transmissão.

Entre os problemas mais comuns estão:

  • Mau funcionamento e falhas na hora de trocar de marcha
  • Trocas de marcha que demoram ou acontecem antes do momento certo
  • Trepidação ou vibração excessiva do carro
  • Perda de potência do motor

Os problemas com o câmbio Powershift geralmente são causados ​​por vazamentos do fluído da transmissão. Esse fluido acaba danificando os componentes do câmbio que, com o tempo, vai apresentando problemas.

Leia também:

Austral da Renault será lançado no Brasil para disputar com Corolla Cross; Veja o preço!

 Kwid: Reclamações, defeitos e problemas

CH-R será lançado como SUV compacto híbrido inédito

Como evitar problemas com o câmbio Powershift?

Uma das principais formas de evitar problemas com o câmbio Powershift é estar com todas as revisões em dia. É através desse procedimento que problemas podem ser detectados com antecedência.

Agora, caso você comece a ver alguns dos sinais que falamos anteriormente, é bom já ir atrás de um profissional. Assim é possível corrigir o problema antes que ele fique mais grave.

Já na parte de uso, evite acelerações muito bruscas e também se atente à posição certa do câmbio.

Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?  Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *