Dodge Ram 2024? Não Se Iluda: As Novas Picapes São Mais Fiat do que Dodge

Embora muitos brasileiros ainda associem a Ram com a Dodge, a realidade em 2024 é surpreendentemente diferente.

A antiga Dodge Ram, um símbolo de força e estilo desde os anos 80, agora pertence mais ao universo Fiat do que ao legado Dodge.

Veja todos os detalhes desta transformação e o que isso significa para os fãs da icônica picape.

A Dodge Ram se estabeleceu como uma potência no mercado de picapes desde sua introdução em 1980. Inicialmente, a Dodge Ram destacou-se com suas configurações de cabine variadas, ganhando rapidamente status e reconhecimento.

A segunda geração, lançada em 1993, foi quando o Brasil se apaixonou pela Dodge Ram. Disponível com motores V8 potentes, a Ram 1500 tornou-se um emblema de poder e prestígio.

Dodge Ram ou Fiat Ram
Foto/Reprodução: Dodge Ram

Dodge Ram 2024? Não Se Iluda: As Novas Picapes São Mais Fiat do que Dodge

Em uma reviravolta em 2010, a Chrysler decidiu separar a Ram da Dodge, formando a Ram Trucks. Esta decisão visava focar no mercado de compradores de picapes reais, distanciando-se da imagem de veículo de status.

Apesar da separação, muitos brasileiros continuaram referindo-se às picapes Ram como Dodge Ram, um testemunho da marca duradoura deixada pela Dodge.

Com a Ram agora sob o guarda-chuva da Stellantis, a mesma empresa que controla a Fiat, a marca passou a incorporar mais características e influências da Fiat, distinguindo-se do legado tradicional da Dodge.

Hoje, a Ram oferece modelos que combinam qualidade e performance, mantendo-se como uma marca aspiracional no Brasil, mas com uma identidade mais alinhada com a Fiat do que com a Dodge.

Dodge Ram 2024
Foto/Reprodução: Dodge Ram

O Legado da Dodge:

Enquanto a Ram floresce, a Dodge busca se reinventar com modelos como o Charger, Challenger, Durango e Hornet. Cada um desses veículos reflete a tentativa da marca de se adaptar a um mercado em constante mudança.

A transformação da Dodge Ram em Ram Trucks é um reflexo das mudanças dinâmicas no setor automotivo.

A marca, que outrora era sinônimo de poder e estilo sob a bandeira da Dodge, agora abraça uma nova identidade, mais próxima da Fiat, adaptando-se às novas demandas e preferências dos consumidores.