Novidade: Kit De Conversão Para Carros Elétricos: É possível converter um carro comum em elétrico?

Pensando em comprar um kit de conversão para carros elétricos? Bom, então vamos te mostrar tudo sobre o assunto....

David Dias - 10 de junho de 2022
Novidade: Kit De Conversão Para Carros Elétricos: É possível converter um carro comum em elétrico?



Pensando em comprar um kit de conversão para carros elétricos? Bom, então vamos te mostrar tudo sobre o assunto. Veremos o que é esse kit, bem como o que você precisa para converter seu carro em elétrico. Em seguida, saberemos quais os passos para, por fim, vermos quanto custa realizar a conversão.

Atualmente, estamos acompanhando a ascensão dos carros elétricos. Afinal, já temos uma previsão de que modelos à combustão e híbridos, poderão deixar de ser comercializados daqui a alguns anos. Sendo assim, as marcas e montadoras começam a lançar seus modelos e eletrificar suas linhas. Entretanto, existem ainda alguns problemas.

Advertisement

O primeiro deles é que os modelos elétricos ainda são muito caros. Modelos que não possuem tanta potência ou autonomia, acabam saindo por preços muito maiores do que carros à combustão. Com isso, grande parte dos consumidores é afastado desse tipo de veículo. Entretanto, já existem planos de lançamentos de carros elétricos mais populares.

O segundo problema é com relação à recarga desses carros. Como sabemos, ainda não temos tanta estrutura, com postos de cargas rápidas, para carros elétricos. Dessa forma, o medo de ficar no meio do caminho, sem energia, é algo que pode ser real. Assim, é necessário que mais postos possam existir.

Pode ser que vejamos todos esses problemas sendo solucionados, em breve. Afinal, os carros à combustão estão com os dias contados. Com isso, se você não quer gastar tanto em um veículo novo e possui um carro que não quer se desfazer, saiba que é possível modificá-lo. Assim, vamos ver o que é um

Advertisement
kit de conversão para carros elétricos.
Advertisement

O que é o kit de conversão e o que é preciso para transformar seu carro em elétrico

O nome já é auto explicativo. O kit de conversão para carros elétricos, possuem todas as peças necessárias para transformar seu veículo. Assim, você não precisa gastar com um modelo novo e se desfazer do seu. Mas, não é tão simples assim, para você modificar seu carro.

Primeiro, você tem que ter uma permissão legal para isso. Assim, você deve informar ao DETRAN sobre a modificação. O órgão então irá te dar uma autorização especial. Além disso, você deve então, depois de realizada a conversão, submeter o veículo a uma inspeção junto ao órgão, para que seja emitido um novo Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Além disso, o veículo precisa ter um Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT). Esse documento atesta que o veículo tem os requisitos necessários e ainda pode conseguir o código de registro do RENAVAM.

Advertisement

Bom, depois de conseguir esses documentos, você pode começar a realizar a conversão de seu carro à combustão, para um carro elétrico.

Passos de como é realizada a conversão

Primeiramente, você precisa comprar um kit de conversão para carros elétricos, o qual deve ser específico para seu veículo. Assim, você deve contratar mão de obra especializada na conversão.

Advertisement

Dessa forma, o primeiro passo será então retirar todas as peças que fazem o modelo ser à combustão, como motor, tanque de combustível, escape e silenciadores. Em seguida, será instalado o motor elétrico, que será ligado ao sistema de transmissão do veículo.

Depois disso, é construído um compartimento para poder abrigar as baterias. Assim, são ligadas ao motor. Então é possível fazer os testes de uso.

O kit já vem com todas as peças necessárias para transformar seu carro. Mas, quanto ele custa?

Advertisement

Quanto custa um kit de conversão para carros elétricos. Vale a pena?

O preço de um kit de conversão para carros elétricos depende da potência que ele irá dar ao veículo. Com isso, quanto mais potente, mais caro.

Com isso, o valor poderá ir de 5 mil reais a mais de 50 mil reais. Isso sem contar com a mão de obra para a realização da conversão. Ainda, existem kits específicos para alguns carros, como o Fusca.

Confira: Usar pneus remold é seguro para o carro?

Advertisement