Motos

Como fazer transferência de moto pela internet?

Sabia que agora você pode fazer transferência de moto pela internet? Se não sabia, neste artigo vamos te mostrar tudo sobre este novo tipo de transferência.

Afinal, ele acaba sendo uma grande facilidade para quem está comprando uma moto usada. Agora não é mais preciso ir no cartório, antes da transferência de veículo.

Um dos principais motivos para que tenhamos esse novo sistema, é por causa da pandemia dos últimos anos. Com ela, muitos procedimentos tiveram que ser online, inclusive o de compra e venda de veículos.

Assim, antes de vermos como fazer a transferência e o que é necessário para tal, veremos um pouco mais sobre esse novo procedimento.

transferência moto internet

Nova transferência de moto pela internet

A transferência de moto sempre foi um procedimento comum, na compra e venda de modelos usados. Antes, era necessário um grande esforço para completar o processo. Mas, agora, tudo pode ser feito de forma online. Com isso, nem precisa ir no cartório.

A novidade está em vigor desde março de 2022, para modelos que tenham sido produzidos depois de janeiro de 2021.

Uma medida para levar para o digital muitos procedimentos e torná-los mais fácil. Algo similar ao procedimento com o CRL digital.

Falando neste documento, nós já temos um artigo explicando como emitir o documento de forma online. Para saber o passo a passo, basta clicar aqui.

Mas, voltando à transferência veicular pela internet, antes de realizá-la, você precisa cumprir alguns requisitos importantes. A seguir, veremos alguns deles.

Requisitos para fazer a transferência da moto pela internet

O primeiro requisito é que, tanto vendedor quanto comprador, devem ter uma conta gov.br. Além disso, ela deve ser de nível Prata ou Ouro.

Fora isso, a moto precisa ter a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular (ATPV-e). Este é um documento totalmente digital, o qual é necessário para a venda do veículo. Além disso, o modelo deve ter este documento, para que seja possível realizar a transferência pela internet.

Lembrando que o documento digital é emitido com o CRLV.

Cumpre todos os requisitos? então confira agora o passo a passo para realizar a transferência da moto pela internet.

transferência moto

Como fazer a transferência de moto pela internet?

Primeiramente, saiba que todo o processo de transferência é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Por lá, os usuários devem assinar o documento de transferência, que serve para firmar o acordo. Assim, o primeiro passo é baixar o aplicativo e entrar com a conta gov.br. Fez isso?

Então siga os passos abaixo:

  • Depois de ter o aplicativo, o vendedor deve entrar no aplicativo da CDT.
  • Em seguida, deve assinar o documento de forma digital.
  • Depois disso, o comprador receberá uma notificação em seu aplicativo. Assim, é só entrar no aplicativo da CDT e então informar seu CPF e também assinar o documento de forma digital.
  • Pronto, agora os detalhes serão enviados para a base do governo, onde será aprovada a transferência.
  • Depois da aprovação, é necessário levar a moto para a vistoria no Detran mais perto.

Assim que a vistoria for realizada, a transferência então está completa. Agora, a moto está no nome de outro proprietário e a compra foi concluída.

Viu como é fácil?

Mas, a transferência da moto não é a única preocupação que você deve ter antes de comprar um modelo usado. Saiba que existem alguns pontos nos quais você deve se atentar. Aqui, nós já fizemos um artigo explicando cada um deles. Para ler, basta clicar aqui e se informar!

Mas, antes de ir lá conferir nosso texto, não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais. Dessa maneira, mais pessoas podem saber como realizar a transferência de moto pela internet.

Animado com todas essas novidades e não quer perder nenhuma história ou notícia incrível sobre carros e motos?

Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!

David Dias

David Dias é um especialista em tecnologia, SEO e automóveis com uma vasta experiência em análise de tendências e desenvolvimento de estratégias digitais. Sua paixão por inovação tecnológica e veículos de última geração, aliada à sua habilidade em otimização para motores de busca, torna seus artigos uma referência para profissionais e entusiastas. David se dedica a fornecer conteúdo de alta qualidade que ajuda seus leitores a navegar pelo dinâmico mundo da tecnologia, melhorar sua presença online e entender melhor o universo automotivo. Interesses e Especializações: Tecnologia: Exploração das últimas inovações, gadgets e tendências no mundo digital. SEO: Estratégias avançadas de otimização para motores de busca, criação de conteúdo otimizado e técnicas de marketing digital. Automóveis: Análises detalhadas de carros modernos, tecnologias automotivas emergentes e guias de compra para consumidores.

Avatar de David Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *