Carros

Controle de estabilidade: O que é e como funciona o ESC no seu veículo?

O controle de estabilidade é um item de segurança que corrige desvios na trajetória do carro. Quando percebe que o veículo está em uma situação de risco, o sistema aciona os freios.

Controle de estabilidade: O que é e como funciona o ESC no seu veículo?
Foto/Reprodução: internet

Geralmente são situações de inconsistências de direção. O controle de estabilidade também é conhecido por ESC (Electronic Stability Control).

O sistema funciona por meio de sensores de monitoramento que ficam responsáveis por monitorar a trajetória do veículo. Caso o movimento do volante não seja compatível com a direção que o carro está indo, o sistema de estabilidade é acionado.

Esse sistema de estabilidade também pode controlar a velocidade do motor, diminuindo quando necessário.

Controle de estabilidade: O que é e como funciona o ESC no seu veículo?

O sistema de controle de estabilidade pode se tornar obrigatório em carros em 2024. Na verdade essa obrigatoriedade já era para acontecer, mas foi adiada devido à pandemia.

Essa obrigatoriedade se dá porque o modelo vem sendo considerado como um dos mais importantes sistemas de segurança de um carro.

Controle de estabilidade x Controle de tração: Qual a diferença?

O controle de estabilidade é um sistema que trabalha em conjunto com o de tração. Na verdade muitos carros possuem os dois itens de segurança.

Mas qual é a diferença entre os dois?

Porém, o controle de tração funciona diretamente nas rodas. Seu principal objetivo é diminuir o torque quando necessário.

Por enquanto, não são todos os carros que possuem o sistema de controle de estabilidade e tração. Porém, as marcas e montadoras estão se esforçando para ampliar as opções com esse item de segurança.

controle de estabilidade
Foto/Reprodução: internet

Controle de estabilidade: Como saber se o carro tem?

É muito simples reconhecer quando um carro tem o controle de estabilidade. Procure no painel do carro, um botão que tem um desenho de um carro derrapando.

Caso tenha, então quer dizer que o carro possui a tecnologia. Para ativar o sistema basta clicar no botão que ele funciona automaticamente.

Gostou das novidades? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *